Como a tecnologia pode mudar a gestão do seu condomínio

É impossível ser indiferente às soluções tecnológicas contemporâneas. Abaixo, destacamos algumas vantagens para os que ainda hesitam se devem mesmo implementá-las.

Não há dúvidas que a presença de dispositivos tecnológicos em nosso cotidiano alterou radicalmente a maneira como nos comunicamos, nos organizamos e, principalmente, como trabalhamos. Aliado a essas mudanças, podemos acompanhar a otimização e o aperfeiçoamento de funções que, antes, exigiam de seus executores grandes esforços para serem realizadas. Dentre essas funções, destacamos o trabalho do síndico que via em suas mãos muita responsabilidade e poucas linhas de fuga para sua atribulada vida de encarregado pelas funções condominiais.

Agora, tendo em suas mãos as mesmas responsabilidades, porém melhor distribuídas com a ajuda de smartphones, notebooks e tablets, a figura do síndico passa a assumir um outro papel ao lado de sistemas e softwares ofertados pelas administradoras de condomínio e aplicativos disponíveis a qualquer profissional interessado. Nesse sentido, as próximas linhas tratam de algumas opções propiciadas pela implementação da tecnologia na gestão de seu condomínio a fim de melhorá-la e torná-la mais eficaz.

PROCESSAMENTO DE BOLETOS COM INTERMEDIAÇÃO DE PAGAMENTO

O serviço de intermediação de pagamento para processamento de boletos otimiza a gestão financeira de seu condomínio à medida que traz mais agilidade e economia no processo. Não havendo a necessidade, por parte dos bancos, de receber e enviar informações para as empresas, aquelas que prestam o serviço de intermediação cobram apenas taxas fixas por boleto na liquidação, independente da quantidade de boletos emitidos. Além disso, as cobranças são feitas a partir do software da empresa sem envolver tarifas bancárias de emissão e liquidação de boletos ou taxas de manutenção por títulos vencidos, o que já se mostra bastante vantajoso.

USO DE APLICATIVOS

Se você é síndico e está precisando poupar tempo entre uma função e outra, o uso de aplicativos para condomínio torna-se um grande aliado. Muitos sistemas de gestão condominial, comumente utilizados por administradoras, oferecem acesso a documentos (atas, convenção, estatuto do condomínio), boletos, bem como facilitam a transmissão de comunicados e a atualização cadastral dos condôminos, para além de outras vantagens, tudo por meio de aplicativos fáceis de serem utilizados e de grande ajuda na hora de mediar a comunicação dentro do condomínio.

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO COM PORTARIA

O mesmo sistema citado no item anterior pode também ter um módulo que integre a portaria. Assim, o porteiro possui rápido acesso ao cadastro dos condôminos, de modo a facilitar o controle de pessoas que têm permissão para circular naquele espaço.

É claro que as vantagens da tecnologia na hora de gerenciar um condomínio não param por aqui. O conforto da mobilidade que as soluções tecnológicas oferecem em conjunto com a transparência de uma boa gestão faz da tecnologia uma conveniência impossível de ser ignorada. Uma administradora preocupada em facilitar o dia-a- dia dos atarefados síndicos certamente saberá uni-la ao zelo que seu condomínio merece.