Gestão de Conflitos em Condomínios

Barulho, animais, festas, discussões nas assembleias……

Quem nunca passou por uma situação dessas com seus vizinhos?!

É verdade que viver em sociedade nem sempre é fácil e quando essa convivência se limita a um condomínio a situação pode ser ainda mais delicada.

Mas também é verdade que quando pensamos em moradia, o primeiro pensamento que nos vem a cabeça é o de “Lar doce Lar”. Talvez isso aconteça porque certamente, cada pessoa ao buscar um lugar para morar, seja próprio, alugado, financiado, na verdade está buscando mais do que um abrigo, busca também e principalmente segurança, paz, tranquilidade.

Mas se todos buscam os mesmos sentimentos de bem estar e realização, então porque, mesmo assim surgem tantos conflitos em condomínios?

Na minha opinião, a resposta a esta questão, se baseia no fato de o que a base do conflito não esta no fato gerador do conflito – o barulho, as festas, etc. Está nas atitudes adotadas pelas pessoas envolvidas, e neste caso, tanto de quem causa o desconforto como de quem faz a reclamação.

Assim, aqui chegamos ao mais famoso jargão do convívio humano: o que mais importa não é o que você faz, mas como você faz!

Conflitos não podem ser evitados. Diariamente passamos por conflitos, que são criados ou apenas vivenciados por mim e conviver com estas situações é uma importante habilidade que precisa ser aprendida. Até porque, nem sempre o conflito é negativo, por vezes podemos tirar aprendizados dos conflitos vividos e isso o torna positivo por que no final das contas gerou um ganho. Mas para que isso aconteça é preciso adotar um comportamento que acima de tudo seja flexível e aberto a novos pontos de vista.

Veja como as dicas a seguir podem te ajudar com isso:

Exercite a empatia: defenda os seus interesses mas ouça e respeite o ponto de vista do outro lado também, ambos são importantes para cada um.

Busque o acordo: foco na solução e não no problema. Não leve para o lado pessoal, o mais importante não é quem ganhou a discussão mas a efetiva solução do problema.

Pratique a boa convivência: depois de tudo resolvido não guarde mágoas, aproveite e crie relacionamentos duradouros. Demonstre sempre a sua melhor versão.

E na dúvida . . . para desenvolver a sua melhor versão:

– seja tolerante – entenda que é mais fácil evitar um conflito do que resolve-lo depois;

– tenha uma comunicação assertiva – trate os outros como você gostaria que fizessem com você;

– irradie otimismo – pensar positivamente atrai coisas boas e torna a vida mais leve;

– demonstre maturidade emocional – aprenda com os erros, não se culpe e não culpe ninguém, apenas aprenda.

E aí sim, você certamente irá curtir o seu “Lar doce Lar”!