Guia: Como inovar na administração de seu condomínio – Utilize o Facebook

No primeiro post deste guia, você conheceu várias ferramentas e aplicativos que podem ser utilizados em sua administração condominial. E como prometemos, agora vamos mostrar como você pode utilizar cada uma dessas ferramentas e aplicativos em seu dia a dia.

A comunicação condominial é uma atividade bastante complicada. Muitas pessoas, com rotinas, costumes e jeitos diferentes exigem que um síndico tenha muito jogo de cintura na hora da conversa. Mas somente isso não basta, você com certeza já colocou algum aviso informativo no edital de seu condomínio e dias depois algum morador veio te dizer que não recebeu esta informação. E não culpamos ele por isso!

Numa época onde temos cada vez menos tempo, parar para olhar um edital sem dúvidas está deixando de ser uma atividade comum nas pessoas, ainda mais que a maioria desses avisos são folhas brancas com escritos pretos que não chamam atenção de ninguém. Então, como melhorar essa comunicação? Aprenda a se comunicar com os moradores nos canais certos!

A primeira ferramenta que pode utilizar é o Facebook.

O Facebook é a rede social mais popular do mundo, por isso, não tenho dúvidas de que quase todos os moradores do seu condomínio possuem um perfil na rede. E ainda, arrisco dizer que todos que utilizam, acessam pelo menos 1 vez ao dia. Isso torna o Facebook um excelente canal para se comunicar com seus condôminos.

Portanto, em vez de somente colocar seus avisos somente nos editais ou por debaixo da porta (folhas que geralmente vão para o lixo), você pode criar um grupo na rede com os moradores de seu condomínio e postar seus comunicados neste grupo. O simples fato de publicar, vai fazer com que apareça notificações no computador, celular e tablet de todos os moradores. E você ainda terá acesso a quem visualizou sua postagem e quem ainda não viu, um excelente controle para você saber quem já recebeu a informação.

Além de grupos, a rede permite que você crie eventos com por exemplo a data, horário e local das reuniões condominiais. Assim os moradores sempre receberão notificações sobre esta reunião, evitando faltas e atrasos. Ah, e além disso, você pode conversar com quem desejar em tempo real, muito mais fácil do que subir alguns andares para simplesmente dar um recado, não é?

Mas lembre-se, o Facebook deve ser apenas uma ferramenta adicional para facilitar e resolver seus problemas de comunicação, as publicações e avisos sempre deverão estar no canal oficial de comunicação do condomínio.

Que tal se tornar um síndico conectado e eficiente em sua comunicação?! Deixamos aqui então um pequeno desafio até o próximo post, crie um grupo no Facebook com os moradores de seu condomínio e veja como isso vai melhorar muito sua comunicação interna. Caso precise de ajuda, a Super Zelo Condomínios está de portas abertas para ajudá-lo a tornar seu condomínio cada vez melhor!