Manutenções periódicas de condomínios: quais são e quando acontecem?

Para uma maior segurança do condomínio, é preciso que alguns aspectos estejam sob constante cuidado. Abaixo, alguns itens indispensáveis a essa manutenção e suas respectivas regularidades.

A palavra manutenção já indica que um conjunto de medidas técnicas devem ser tomadas de maneira regular a fim de manter algo em bom estado de funcionamento e de conservação. Em se tratando da manutenção de condomínios, tal conjunto de medidas se torna ainda mais urgente uma vez que negligenciar determinados cuidados implicaria até mesmo na falta de segurança para todos os condôminos e ninguém gosta de se sentir lesado por algo que, por vezes, nem lhes compete, não é mesmo?

Quem está por trás da responsabilidade de manter as demandas do condomínio em dia, segundo o art. 1348 do Código Civil, é o síndico cuja função se estende até a “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”. Ou seja, é preciso que o síndico se empenhe em cuidar da prestação de serviços que são indispensáveis sob a sua administração. Nesse sentido, as construtoras costumam entregar junto à finalização do projeto um documento chamado de Manual do Síndico, em que estão dispostos os contatos dos fornecedores os quais trabalharam na construção do condomínio, além de especificar o que deve ser feito, a periodicidade das manutenções e mais alguns detalhamentos tais como determinações sobre o nome da cor da tinta da fachada, por exemplo.

Abaixo, listamos alguns itens que devem ter sua manutenção realizada periodicamente a fim de que a vida em condomínio possa acontecer sem grandes complicações. Vamos a eles:

1. Limpeza da caixa d’água: recomendada a cada 6 meses.
2. Limpeza da cisterna: recomendada a cada 6 meses.
3. Limpeza da caixa de gordura: geralmente realizada 1 vez ao ano, a não ser que haja necessidade.
4. Teste hidrostático: (consiste na verificação das mangueiras dos hidrantes, bem como dos conectores de metal) – 1 vez ao ano.
5. Recarga dos extintores: 1 vez ao ano, a depender da classe da manutenção.
6. Teste de estanqueidade em tubulações de gás: (consiste na verificação da existência ou não de vazamentos de gás, entenda melhor aqui) – realizado conforme necessidade, principalmente sob suspeita de vazamentos quando constatado cheiro de gás.
7. Limpeza das calhas: realizada conforme necessidade.
8. Limpeza de ar-condicionado: recomendada a cada 6 meses, a não ser que haja necessidade.
9. Manutenção dos sistemas elétrico e hidráulico: realizada conforme necessidade.
10. Manutenção dos equipamentos eletrônicos e de segurança: (câmeras, cercas, portões) – realizada conforme necessidade.

Contar com uma administradora de condomínios no auxilio da gestão do seu condomínio, inclusive das manutenções trará mais tranquilidade ao síndico, assim como todos os condôminos. Saiba mais sobre a Super Zelo e nossos serviços.