Tecnologia: a grande aliada na gestão condominial

As vantagens dos avanços tecnológicos são inúmeras e percorrem variadas áreas, mas em termos de gestão condominial elas são praticamente inquestionáveis. Veja as razões para isso a seguir:

 

            Sem dúvidas, a tecnologia veio como um auxílio irrecusável na vida de todos nós. No caso específico da vida em condomínios, o uso de sistemas informatizados para auxiliar na gestão e administração dos mesmos, favorecendo sobretudo a vida dos condôminos, parece ser um caminho sem volta, visto que simplesmente não há porque voltar. As administradoras, hoje, possuem sistemas e aplicativos que permitem aos moradores o acesso a documentos, boletos e informações financeiras do condomínio de forma fácil e rápida, deixando tudo à disposição deles para quando precisarem. Mas isso é só um exemplo.

            Ainda nesses sistemas, quanto aos documentos referentes ao condomínio, é possível também encontrar atas de assembleias, a convenção e/ou estatuto do condomínio, o regimento e/ou manual de obras, para que quando surgirem as dúvidas, elas possam ser sanadas muitas vezes de maneira independente pelos próprios condôminos. E se o assunto é dinheiro, a verificação de gastos e recebimentos, ou seja, o acesso ao livro financeiro do condomínio, bem como a impressão de boletos de forma autônoma, também podem ser favorecidos por meio desses recursos.

            Em alguns casos, a comodidade é tanta que inclusive as áreas coletivas podem ser reservadas através do conforto da sua própria residência, uma vez que o agendamento para o uso de salões de festa, quadras poliesportivas, quiosques e churrasqueiras ficam, da mesma forma, sujeitas à disponibilidade apresentada pelo sistema. Se, porventura, existir algum impasse com relação ao cadastro de moradores, seja uma alteração do número de telefone ou qualquer outra informação que precise ser modificada, pode-se também contar com os recursos tecnológicos disponíveis.

            Tendo isso em vista, o investimento em ferramentas tecnológicas que as torne mais completas e seguras em prol da administração condominial não para. Além das facilidades já listadas e presentes no cotidiano dos condôminos, existem ainda projetos para que as leituras do consumo de água, de luz e de gás também se unam a essas comodidades, fazendo com que se tornem mais rápidas e mais seguras. A automação de pagamentos de tais despesas também pode ser vislumbrada como uma possibilidade futura, à medida que esses lançamentos caiam no sistema e o condômino decida por habilitá-la.

            Ou seja, os condôminos sentem-se mais confiantes quanto à administração e seus procedimentos, fazendo com que a administradora, por sua vez, procure sempre melhorar e potencializar essa confiança por meio dos recursos tecnológicos disponíveis e que já não podem mais ser ignorados. Desse modo, abre-se um caminho não apenas sem volta, mas muito mais calmo e despreocupado.