Você conhece as competências necessárias para ser um bom síndico?

Durante anos temos ouvido que ser síndico é só dor de cabeça, e talvez por isso tão poucos querem assumir essa responsabilidade.

De fato, liderar e representar os interesses de um grupo de pessoas não é uma tarefa fácil, e requer uma série de competências e habilidades.

Por exemplo, você já parou para pensar por que os bons síndicos conseguem manter a calma em situações estressantes?

Isso é porque eles costumam ter uma inteligência emocional aguçada.

E como eles conseguem se fazer entender por um grande número de pessoas?

Porque desenvolveram uma boa capacidade de comunicação.

Essas, são apenas alguns exemplos das competências-chave que os bons síndicos já possuíam ou desenvolveram ao longo das suas experiências.

Quer conhecer outras? Continue a leitura.

Competências necessárias para ser um bom síndico:

  1. habilidade de comunicação:

Os síndicos que são comunicadores habilidosos sabem ouvir com total atenção às preocupações dos moradores.

Eles adaptam a sua comunicação com base no estilo e personalidade de cada morador.

E administram conflitos de uma forma que todas as partes saem ganhando.

  1. Enxergar o futuro:

Os hábitos e comportamentos variam de geração para geração.

E os bons síndicos são capazes de atualizar os seus condomínios para os novos tempos.

Em um edifício que está recebendo moradores mais jovens, por exemplo, seria uma boa idéia instalar um bicicletário ou flexibilizar o horário de silêncio.

Os síndicos bem sucedidos não ficam parados no tempo ou apegados aos velhos hábitos.

Eles estão constantemente procurando por novas formas de manterem seus condomínios adequados aos dias atuais.

  1. Valorização do outro:

Para ajudar a manter o engajamento tantos dos moradores antigos como os novos, o bom síndico sabe valorizar os outros.

Sabe aquele morador que cuida do jardim? Forneça um feedback positivo sobre o seu empenho em transformar o condomínio em um local mais agradável.

Um dos moradores pendurou um quadro no corredor? Elogie a sua atitude em contribuir para a qualificação das áreas de uso comum.

Manter os moradores engajados para melhorar os espaços coletivos é uma competência dos bons síndicos.

  1. Concentre-se nas necessidades dos moradores e dos funcionários:

O bom síndico sabe identificar necessidades reais.

E mais do que entender o que incomoda os moradores e funcionários, é preciso priorizar o que é mais importante para eles.

Por exemplo, se você tivesse que escolher entre limpar a caixa d’água e limpar a piscina, qual você escolheria?

Depende. O que é mais importante para os moradores?

O bom síndico não utiliza sua posição como forma de beneficiar a si mesmo, ele trabalha sempre com foco nas necessidades reais do condomínio.

  1. Maximize seus pontos fortes de liderança:

Conhecer a si mesmo é um dos desafios do bom síndico.

Antes de tentar motivar funcionários ou engajar moradores, é preciso saber os seus pontos fortes e fracos.

Já pensou como seria ruim se o condomínio não aprovasse uma mudança importante simplesmente porque você não conseguiu comunicá-la direito?

Os bons síndicos se preocupam em desenvolver essas competências em si mesmo, para evoluírem como pessoas e profissionais.

Afinal, por que não aproveitar essa oportunidade para aprender coisas novas?